Texto bíblico do dia diariamente, EZBB
Gênesis 23:1

LIDANDO COM A MORTE COM REALISMO
Como devemos pensar e lidar com a morte, seja a morte de entes queridos ou a nossa própria?
Essa questão causou alguma confusão entre o povo de Deus. Alguns dizem que, como Cristo venceu a morte, devemos estar alegres e vitoriosos em meio a tudo isso. Negam o processo de luto. Outros se apressam em explicar como Deus fará tudo cooperar para o bem, o que é verdade. Mas ainda assim sentimos tristeza e dor.
A morte é o teste final da nossa fé. Ser um cristão fiel não nos isenta da morte, a menos que estejamos vivos quando Cristo voltar. Não podemos escapar dela nem adiá-la quando chegar a nossa hora. Como cristãos, precisamos encarar a morte de forma realista.
Existe a realidade da perda e do luto . Mesmo que Sara tenha vivido uma vida relativamente longa (ela é a única mulher na Bíblia cuja idade ao morrer é mencionada), Abraão lamentou e chorou quando ela faleceu. Nunca é fácil. Não há nada de pouco viril ou antibíblico em chorar em um momento de luto. O próprio Jesus chorou no túmulo de Lázaro (João 11:35 Paulo nos diz para chorarmos com os que choram (Romanos 12:15). Há também a realidade da solidão, pois o ente querido não está mais conosco.
A morte traz as duras realidades emocionais da perda e da solidão, mesmo para um homem que é um amigo especial de Deus. Não há problema em dizer: "Até com Deus, vai ser difícil!"
A morte, mesmo para os crentes, traz duras realidades. Ela sempre dói, sempre nos deixa com um vazio no coração. Muitas vezes, traz também duras realidades financeiras. O Senhor não nos poupa dessas coisas só porque cremos Nele. Mas, junto com a dor, que nos lembra do nosso pecado como a razão pela qual a morte entrou neste mundo, Ele nos dá a esperança das Suas promessas. Cristo morreu por nós, para que o aguilhão da morte não existisse mais. Sim, sofremos com a morte de entes queridos, mas não sofremos como aqueles que não têm esperança. Ele foi preparar um lugar para nós. Seremos reunidos com nossos entes queridos que adormeceram em Jesus!
|