Deus é Sabedoria  

INSTITUTO EVANGÉLICO BEM DO BRASIL

Eis que Ele está vindo, Semana 24

Dia a Dia, Diário Bíblico de Apocalipse de Pastor ds. Willem J.J. Glashouwer

Intro 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 em construção


Semana 24 Dia 162 Apocalipse 11:4 - 'Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que permanecem diante do Senhor da terra.' 1

Devemos aprender a medir as coisas pelo padrão divino, que é o cânon da Palavra de Deus. Estamos vivendo em um tempo em que a Palavra de Deus – a Bíblia – é medida por padrões. O que as pessoas são capazes de aceitar com sua mente racionalista é aceito. Qualquer que seja as Sagradas Escrituras dizem que vai contra nossos sentimentos e opiniões é declarado 'limitado no tempo' – ligada aos tempos de 2.000 ou 3.000 anos ou mais atrás – e provavelmente um 'mito', um espécie de "conto de fadas". Teólogos alemães como Rudolph Bultmann diziam que a Bíblia precisa ser 'ent-mythologisiert', ou seja, passar pela "desmitologização". O "núcleo" religioso poderia ser mantido, é claro, mas o resto é cientificamente inaceitável e historicamente totalmente não confiável para o homem moderno, eles dizem. Alguém disse: 'Hoje sabemos melhor do que Moisés e Paulo." É assim que a Alta Crítica racionalista da Bíblia rouba a Palavra de Deus de sua potência. No entanto, a Bíblia é a Palavra de Deus; fala com autoridade absoluta, não só sobre as coisas espirituais sobre a fé, nossa vida interior, nossa alma e espírito, sobre o eterno e vida eterna e sobre o céu e o inferno, mas também confiável quando a Bíblia menciona fatos da história e fala sobre a Criação, a natureza, o Universo e outros fatos relacionados à natureza ciência e história do futuro: profecia/escatologia. A Palavra de Deus fala com poder profético. Fala com absoluta autoridade sobre o passado, presente e futuro. Estamos vivendo nos dias finais desta parte da história mundial, no fim dos tempos. Uma clara profecia testemunho deve, portanto, ser esperada por todos aqueles que permanecem firmemente na Palavra de Deus.
A verdadeira Igreja deve falar claramente e dar um verdadeiro testemunho Bíblico e profético sobre todos os aspectos da vida em nosso mundo e em nossas sociedades.
O Senhor manterá o testemunho profético por meio de Suas duas testemunhas uma vez que os dias finais do fim dos tempos chegaram. Estas duas testemunhas estão a favor e contra as duas bestas. 2. Quem são eles? Quem se atreve a enfrentar o poder do Anticristo e seus seguidores? É o testemunho de dois grupos: os verdadeiros crentes entre os judeus e aqueles entre os gentios? Ou os testemunhos combinados de todos os verdadeiros crentes em todo o séculos ecoando também nos últimos dias, sendo ouvidos em livros ou divulgados pelas estradas eletrônicas através das ferramentas modernas de comunicação de massa? Aparentemente não.
"Minhas testemunhas", diz o Senhor Jesus referindo-se a duas testemunhas especiais para um tempo especial. Este tempo especial é referido como tendo duração de 1.260 dias, 42 meses, um tempo mais dois tempos mais meio tempo, três anos e meio, durante os quais 'Jerusalém' será pisada. Deus mantém o testemunho profético passando pelos 'cento e quarenta e quatro mil' 3, a 'multidão que ninguém pode contar' 4 e por meio dessas duas testemunhas.
O próprio testemunho profético de João continua a soar também 5, assim como o testemunho do outro Anjo forte que está "sobre o mar e a terra" 6, e o testemunho dos adoradores no Templo 7. Em suma, a mensagem da Palavra de Deus não pode ser apagada e continuará a ressoar, através de todos os tipos de canais, até o fim. Ele vai manter a mensagem em andamento, e Ele não pode ser detido.
Mas quem são essas duas testemunhas?
Eles são chamados de "duas oliveiras" (traduzidos em outra tradução como ramos de oliveira), os "dois candeeiros". Quase todos os expositores apontam para Zacarias 4:1-14 a esse respeito, a quinta visão de uma série de oito, na qual a restauração de Israel, o Templo, a cidade de Jerusalém e o governo de Deus que encherá a terra. "Então perguntei ao anjo: "O que são essas duas oliveiras à direita e à esquerda do candelabro?"
Novamente lhe perguntei: "O que são esses dois ramos de oliveira ao lado dos dois tubos de ouro que derramar óleo dourado?" Ele respondeu: "Você não sabe o que é isso?" "Não, meu senhor," eu disse. Então ele disse: "Estes são os dois ungidos para servir ao Senhor de toda a terra" 8. No tempo de Zacarias, os dois que foram ungidos com o óleo do Espírito Santo foram Josué, o Sumo Sacerdote, e Zorobabel, governador de Judá. Todo o seu ministério teve lugar no quadro da construção do Segundo Templo durante o reinado de Dario, após o exílio babilônico, e após o retorno do remanescente de Judá e outros de Israel também. Será que eles podem ser 'modelo' das duas testemunhas da 'Igreja' e 'Israel' nos últimos dias desta era?

NOTAS

Ageu é o profeta que exorta o povo de Israel a se apressar com o construção do Templo, que estava passando por grandes dificuldades 9 sob Esdras e Neemias.
Rudolf Karl Bultmann (20 de agosto de 1884 - 30 de julho de 1976) foi um luterano alemão teólogo e professor de Novo Testamento na Universidade de Marburg. Ele foi uma das principais figuras dos estudos bíblicos do início do século 20 e um voz proeminente no cristianismo liberal.
Bultmann é conhecido por sua crença de que a análise histórica do Novo Testamento é inútil e desnecessário, dado que os primeiros cristãos a literatura mostrou pouco interesse em locais específicos de fatos da história.
Bultmann argumentou que tudo o que importa é o "isso-ness", não o "o que-ness" de Jesus e Seus tempos, ou seja, apenas que Jesus existiu, pregou e morreu por crucificação importa, mas não o que aconteceu ao longo de Sua vida.
Bultmann disse que o túmulo não estava vazio, mas Jesus viveu na fé e a pregação/ensino de Seus seguidores que 'creram' nEle e no mitos que são contados na Bíblia.
Bultmann confiou na 'desmitologização', uma abordagem que interpreta a elementos 'mitológicos' no Novo Testamento 'existencialmente'. Bultmann sustentou que somente a fé no kerygma, ou mensagem, do Novo Testamento era necessário para a fé cristã, não quaisquer fatos particulares sobre a Jesus histórico. Meu comentário: Este é o começo do fim do cristianismo em geral. Na Europa, entramos agora na era pós-cristã.

1 NVI
2 Apocalipse 13:11–12
3 Apocalipse 7:1–8
4 Apocalipse 7:9–17
5 Apocalipse 10:11
6 Apocalipse 10:5–6
7 Apocalipse 11:1
8 Zacarias 4:14
9 Ageu 1


Semana 24 Dia 163 Apocalipse 11:4B - 'Estas são as duas oliveiras e os dois candelabros que permanecem diante do Senhor da terra.' 1

O Templo construído após o exílio babilônico, o Segundo Templo, aparentemente serve como modelo 'espiritual' para os tempos do Terceiro e/ou Templo Final. As profecias do livro do Apocalipse têm um significado mundial abrangente. Mas o ponto de referência, o foco central do Livro do Apocalipse, o princípio central e foco, está no 'povo' da revelação e a "terra" da revelação: Israel. As "duas testemunhas" proclamarão o Reino de Deus em palavras e em poder por três anos e meio durante o clímax da era pós-cristã e Anticristã. Mas uma teocracia, com governo divino sobre o reinos deste mundo não é concebível até que o Templo em Jerusalém tenha sido construído primeiro. As nações, muito menos Israel, não podem viver em suas "casas com painéis" e desfrutar de verdadeira paz e prosperidade enquanto a Casa de Deus ainda estiver em ruínas. "Assim diz o Senhor dos Exércitos: 'Este as pessoas dizem: "Ainda não chegou a hora, nem mesmo a hora da Casa do Senhor ser reconstruída…
É hora de vocês mesmos morarem em suas casas com painéis enquanto esta Casa está desolada?" 2
As 'duas testemunhas' do 'fim dos tempos', um período em que a restauração de Israel terá lugar, são prefigurados pelas "duas testemunhas", Zorobabel e Josué no tempo em que o povo judeu foi restaurado como nação na terra de Israel após o cativeiro babilônico - embora em escala muito mais limitada e ainda subordinada às grandes potências da época. Zorobabel e Josué são tipos dessas 'duas testemunhas' no livro do Apocalipse que, apenas como essas 'duas testemunhas' do passado, estão de pé e testemunhando como um sinal da 'restauração do Templo" e da "Teocracia", o domínio direto do Senhor Deus sobre toda a terra. Dentro neste verso, a localização física é solo judaico. Estamos em Israel.
A expressão 'Senhor de toda a terra' está sempre ligada ao Senhor Deus de Israel, quando o povo judeu entra em uma nova fase de sua existência nacional, assim como o tempo atravessaram o rio Jordão para entrar na Terra Prometida 3. O Senhor assume o nome 'o Deus do Céu' 3 depois que o povo de Israel deixou a terra de Israel para entrar exílio. Depois que Jerusalém foi conquistada e destruída e a população foi arrebatada. Deus é chamado de 'Senhor de toda a terra' 5 quando Israel retorna mais uma vez, para reconstruir a cidade e o templo.
A aparência e a função das "duas testemunhas" em nada se assemelham à da comissão para a Igreja de Jesus Cristo. Jesus disse à Igreja em Mateus 29:19 "Vá portanto, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai do Filho e o Espírito Santo". Mas tudo o que essas 'duas testemunhas' fazem é teocrático, no estilo do Antigo Testamento: julgador e vingativo.
As figuras de Zorobabel e Josué estão tipificando o período de um Novo Templo, um restauração de Israel. No entanto, isso é em certo sentido espiritual também. "Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel: 'Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito', diz o Senhor Todo-Poderoso" 6, diz o profeta Zacarias. O óleo dourado que é mencionado no capítulo 4:12 "Novamente pedi ele: "O que são esses dois ramos de oliveira ao lado dos dois tubos de ouro que derramam óleo de ouro?" refere-se ao Espírito Santo do Senhor. "Azeite" é muitas vezes um símbolo do Espírito Santo.
No entanto, o testemunho dessas 'duas testemunhas' no livro do Apocalipse contra os inimigos vem acompanhado de violência, como veremos em breve. Eles aparecem enquanto a Cidade Santa de Jerusalém está sendo pisoteada, durante 42 meses 7, 1260 dias 8, um tempo, (dois) tempos e meio tempo 9 — os três anos e meio durante os quais as 'bestas' seguirão seu curso 10 e a 'mulher' fugirá para o deserto, para um lugar preparado por Deus 11. Muitos expositores não tome esses números literalmente, e considere que eles se referem a todo o curso do séculos durante os quais o Evangelho foi proclamado 12, assim durante o tempo desde Pentecostes quando o Espírito Santo foi derramado sobre a terra 13. E sim, estes também têm sido muito difíceis vezes 14. Mas aqui o depoimento e as ações das 'duas testemunhas' realmente se referem ao clímax, o fim dos tempos do fim, os últimos três anos e meio.

NOTAS

Em sua primeira epístola, o apóstolo João se refere a três testemunhas no céu (o Pai, a Palavra e o Espírito Santo) e três testemunhas na terra (o Espírito, água e sangue) 15 e esta é, sem dúvida, também uma importante e parte substancial do pano de fundo da mensagem que essas "duas testemunhas" trarão em breve.
O cativeiro babilônico ou exílio babilônico é o período da história judaica durante o qual várias pessoas do antigo Reino de Judá foram cativos na Babilônia no século 5 a.C. Após a queda da Babilônia ao rei persa Ciro, o Grande, em 539 a.C., esses exilados judeus foram permissão para retornar a Judá.
De acordo com o livro bíblico de Esdras, construção do Segundo Templo em Jerusalém começou por volta de 537 a.C. Todos esses eventos são considerados muito significativo na história e cultura judaica, e tem um impacto de longo alcance na o desenvolvimento do judaísmo.

1 NVI
2 Compare Ageu 1b
3 Josué 3:11
4 Daniel 2:18–19, 28, 44–47
5 Zacarias 4:14
6 Zacarias 4:6
7 Apocalipse 11:2
8 Apocalipse 11:3
9 Daniel 7:25, 12:7
10 Apocalipse 13:5
11 Apocalipse 12:6,14
12 Hebreus 1:1–2
13 Atos 2:17
14 2 Timóteo 3:1
15 1 João 5:7–8


Semana 24 Dia 164 Apocalipse 11:5 - 'Se alguém quiser lhes causar dano, da boca deles sairá fogo que devorará os seus inimigos. É assim que deve morrer qualquer pessoa que quiser causar-lhes dano.' 1

As 'duas testemunhas' profetizam vestidas de pano de saco. Eles estão em 'saco e cinzas' como profetas de punição e julgamento. Eles estão de luto, luto profundo 2 por causa da injustiça da cidade, da terra, do povo - na verdade, mesmo do templo. O mundo está cheio de todos os tipos de apostasias e ações que vão contra Deus e Sua Palavra. No entanto, a mensagem das "duas testemunhas" é proclamada novamente e incansavelmente todos os dias durante os 42 meses de pisoteio 3 e blasfêmia 4. Observe a expressão: 1260 dias de testemunho profético 5 e 1260 dias de proteção para a mulher perseguida 6. "Por causa do grande amor do Senhor, nós não são consumidos, pois Suas misericórdias nunca falham. Eles são novos todas as manhãs; grande é a tua fidelidade" 7. Estes são os 'tempos dos gentios' que Jesus fala sobre quando Jerusalém será pisada, até 'os tempos dos gentios' será cumprido 8.
Alguns acreditam que 'os tempos dos gentios' já se cumpriram quando Jerusalém foi libertada pelos judeus em 1967, porque Jerusalém então — depois da ocupação pela Jordânia de 1948 a 1967 - tornou-se uma cidade novamente, sob o domínio judaico na administração. No entanto, a parte mais sagrada de Jerusalém, o Monte do Templo na coração da cidade, sobre o monte Sião, que também é o monte Moriá, permanece sob o controle do Islã. E muitos poderes políticos e religiosos do mundo reivindicam a Cidade de Jerusalém para si. O Papa apresenta sua reivindicação pela internacionalização de Jerusalém e os chamados "Lugares Santos". As Nações Unidas (ainda) não decidiram sobre o status de Jerusalém. Os palestinos reivindicam uma parte da cidade para sua "capital", e a Europa tende a concordar com eles.
Em suma, os 'tempos dos gentios' ainda estão cheios em relação à Cidade. E mesmo que o Templo fosse reconstruído para Israel, a Cidade e seu 'pátio' ainda estão em mãos gentias, Apocalipse 11:2.
As "duas testemunhas" são temporariamente poderosas e invulneráveis. Quando Acazias, O sucessor do rei Acabe, acha que pode convocar o profeta Elias e ele envia cinqüenta homens a ele para trazê-lo, fogo cai do céu duas vezes 9. Quando Elias, no julgamento do Monte Carmelo, levantou-se contra os sacerdotes de Baal, ele orou por fogo do Céu 10. Duas testemunhas testificam, pois a Bíblia diz que todo assunto deve ser estabelecido pelo depoimento de duas ou três testemunhas: "Uma testemunha não é suficiente para condenar qualquer pessoa acusada de qualquer crime ou ofensa que possa ter cometido. Uma questão deve ser estabelecida pelo depoimento de duas ou três testemunhas" 11.
Estas "duas testemunhas" estão no fim da era da Igreja e logo início do reinado do Senhor sobre toda a terra. Como nos dias do Velho Testamento eles são autorizados a exercer o poder de julgamento e punição para sua defesa. A Igreja do Novo Testamento, porém, não foi autorizada a agir dessa maneira. "Nunca pague mal por mal a ninguém. Respeite o que é certo aos olhos de todos os homens. Se possível, no que depender de você, esteja em paz com todos os homens. Nunca tome a sua própria vingança, amados, mas deixe espaço para a ira de Deus, pois está escrito: "A vingança é Minha, eu retribuirei", diz o Senhor. "Mas se o seu inimigo estiver com fome, alimente-o, e se ele estiver com sede, dê-lhe de beber; pois, ao fazê-lo, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Não seja vencido pelo mal, mas vença o mal com o bem" 12. As palavras do profeta Jeremias foram queimando em sua boca e o povo de Israel como madeira: "Portanto, este é o que diz o Senhor Deus Todo-Poderoso: "Porque o povo falou estas palavras, farei das minhas palavras na tua boca um fogo e deste povo a lenha que consome. Povo de Israel", declara o Senhor, "estou trazendo uma nação distante contra você... devorará suas colheitas e alimentos, devorará seus filhos e filhas; eles vão devorar vossos rebanhos e manadas, devoram vossas vinhas e figueiras.
Com a espada eles destruirão as cidades fortificadas em que você confia" 13. Veio fogo desceu do céu e consumiu Nadabe e Abiú porque trouxeram fogo estranho diante da face do Senhor14. O fogo consumiu o povo que reclamava 15, e os duzentos e cinquenta homens que se aliaram a Coré, Datã e Abirão16. Santidade e fogo andam juntos. O Senhor aparece no fogo 17. O Espírito Santo aparece como línguas de fogo 18. Jesus batizará com o Espírito Santo e com fogo 19. O fogo consome, queima limpa, purifica e destrói.

NOTAS

Isso deve se referir a uma forma de fogo real. Palavras como fogo, mas também fogo literal. Fogo do Céu. De que outra forma as duas testemunhas poderiam permanecer fora de as garras das tropas da polícia Anticristã e anti-semita e Exército? Embora suas palavras sejam como 'chamas de fogo', como a de Elias, isso é acompanhado por um "poder de fogo" protetor e celestial que é letal.

1 NVI
2 Gênesis 37:34; 2 Samuel 3:31; 1 Reis 20:31; 2 Reis 19:1; Neemias 9:1; Ester 4:1; Jó 16:15–16; Salmo 35:13; Isaías 15:3 e 20
3 Apocalipse 11:2
4 Apocalipse 13:5
5 Apocalipse 11:3
6 Apocalipse 12:6
7 Lamentações 3:22–23 NVI
8 Lucas 21:24
9 2 Reis 1 e Lucas 9:54
10 1 Reis 18:23–24 e 36–40
11 Deuteronômio 17:6, 19:15; Números 35:30; Mateus 18:16
12 Lucas 9:55–56, Romanos 12:17-21
13 Jeremias 5:14-17
14 Levítico 10:1–2
15 Números 11:1–3
16 Números 16:15, 26:10; veja também Juízes 6:21; Jó 1:16
17 Êxodo 3:1–4, 19:18, 24:17
18 Atos 2:3
19 Mateus 3:10–12


Semana 24 Dia 165 Apocalipse 11:6 - 'Estes homens têm poder para fechar o céu, de modo que não chova durante o tempo em que estiverem profetizando, e têm poder para transformar a água em sangue e ferir a terra com toda sorte de pragas, quantas vezes desejarem.'

A natureza dessas "duas testemunhas" está se tornando mais clara. Quando Elias apareceu pela primeira vez para Acabe disse: "Tão certo como vive o Senhor, o Deus de Israel, a quem sirvo, não haverá nem orvalho nem chuva nos próximos anos, exceto por minha palavra" 1. Elias vai novamente a Acabe, no terceiro ano 2 quando a fome durou "três anos e meio" ao todo 3. Quando o Senhor envia Moisés ao Faraó do Egito, dez pragas caem sobre o Egito, incluindo uma pela qual a água do Nilo se transforma em sangue 4. Essas duas testemunhas realizam precisamente os mesmos julgamentos de Moisés e Elias. É profetizado a respeito de Elias que ele deve aparecerá novamente: "Veja, eu enviarei o profeta Elias a você antes daquele grande e terrível dia do Senhor . Ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos aos pais; ou então virei e atingirei a terra com total destruição" 5. Assim termina o Antigo Testamento.
Elias não morreu; ele ascendeu ao Céu 6. Malaquias espera que Elias retorne como um pessoa. A tradução grega do Antigo Testamento, a Septuaginta, diz aqui: 'Elias, o Tishbite." – veja as observações. Os judeus creram exatamente nisso, porque perguntam se João Batista talvez seja o Elias que há de vir 7. E o Senhor Jesus também comenta que Elias virá primeiro e restaurará todas as coisas 8, mas continua dizendo que Elias já vem.
De certa forma, João Batista é um pré-cumprimento da vinda de Elias. Ele cumpre sua missão no "espírito e poder de Elias" 9 mas ele não era Elias em pessoa. Isso é por que ele mesmo diz 'não', quando lhe perguntam sobre isso 10. O Senhor Jesus diz em Mateus 11:14 (NVI): "E se você está disposto a aceitá-lo, ele é o Elias que havia de vir." Ou melhor, está vindo – primeiro no poder e no espírito do profeta Elias (João Batista) e então pessoalmente, pouco antes do retorno de Cristo. Isso, sem dúvida, esconde um grande mistério. O Senhor Jesus quer dizer que, se Israel estivesse disposto, João Batista então teria sido Elias? Ele quer dizer que, se o povo judeu O tivesse aceitado como Messias, o Reino teria vindo e que então João Batista teria realmente foi Elias? Que então realmente tudo teria acontecido, enquanto agora vai acontecer para nós no futuro? Houve uma mudança "inesperada" no tempo?
Isso é pouco credível, no entanto. Não teria o Senhor previsto o temporário cegando e endurecendo Israel? Ele sabia que o Evangelho iria para as ovelhas que não são deste rebanho (Israel) 11. No entanto, isso deixa claro que também há 'culpa' no endurecimento de Israel também. Poder-se-ia dizer: 'culpa' assim como 'destino', como dois lados da mesma moeda. Primeiro Israel não quer ver, mas também: Israel não podia ver. Paulo escreve em Romanos 11:8 (NVI 1984) "Deus lhes deu um espírito de estupor, olhos para que não pudessem ver e ouvidos para que não ouvissem, até o dia de hoje".
Quem é a segunda testemunha? Moisés? Ou Enoque? Ele também foi levado para o Céu 12 e foi um pregador profético da justiça de Deus 13. O tempo dirá! As "duas testemunhas" terão o mesmo conteúdo profético, terão o mesmo 'núcleo' que o manto profético é sobre ambos, como em 2 Reis 2:9-14!

NOTAS

A Igreja antiga ensinava que uma das duas testemunhas seria Elias em pessoa. Aprendemos isso de Justino Mártir, Hipólito, Crisóstomo, Jerônimo e Agostinho. É notável que as duas testemunhas sejam capazes para ferir a terra com pragas, quantas vezes quiserem.
Moisés e Elias estavam com Cristo no Monte da Transfiguração, simbolizando a 'Lei e os profetas' - mas eles também estavam presentes em pessoa.
As palavras de 1 Reis 17:1 são geralmente traduzidas como "Elias, o tisbita de Tishbe em Gileade". Conforme traduzido para o inglês, Tishbite é o atributo adjunto para Tishbe: a adição é predicada do profeta para denotar que sua residência ou possivelmente seu local de nascimento era Tishbe. Alternativamente, as palavras de 1 Reis 17:1 também poderia ser traduzido como "Elias, o morador habitantes de Gileade", porque nesse verso "Tishbite" e a palavra que denota "habitantes" são muito semelhantes.
A Exhaustive Concordance of the Bible de Strong afirma que a palavra denota um 'morador', especialmente como distinto de um residente nativo, mas não um morador estranho, ou um recluso temporário ou inquilino; essencialmente denota um estrangeiro residente. A Concordância indica que a palavra é usada para denotar um peregrino 9 vezes, um estranho 3 vezes, um estrangeiro uma vez e um habitante uma vez. O uso mais frequente da palavra está em Levítico 25, que estabelece os requisitos de 'Sabático' e 'Ano do Jubileu'.
A denotação de 'peregrino' é encontrada em Levítico 25:23, 35, 40 e 47, e a denotação de 'estrangeiro' em Levítico 25:6, 45 e 47 - um total de 7 instâncias.
Abraão é mencionado como um 'peregrino' em Gênesis 23:4 e o Rei Davi e "nossos pais" são descritos como "peregrinos" em 1 Crônicas 28:15 e Salmo 39:12. Essas outras instâncias da palavra em questão apoiam essa alternativa lendo para "Tishbite", de tal forma que 1 Reis 17:1 não afirmaria que Tishbe foi a residência ou local de nascimento de Elias.

1 1 Reis 17:1 NVI
2 1 Reis 18:1
3 Tiago 5:17
4 Êxodo 7:19–21
5 Malaquias 4:5–6 NVI
6 2 Reis 2:11
7 Mar 6:15; João 1:21
8 Mateus 17:11–12
9 Lucas 1:17 NVI
10 João 1:21
11 João 10:16
12 Gênesis 5:24
13 Judas 14–15


Semana 24 Dia 166 Apocalipse 11:7 - 'Quando eles tiverem terminado o seu testemunho, a besta que vem do Abismo os atacará. E irá vencê-los e matá-los.'

As testemunhas golpeiam a terra. É esta "a terra" no sentido de Haéretz, a terra de Israel? Ou suas 'pragas' estão espalhadas por todo o mundo? Essa pergunta também joga um papel em Zacarias 13:8-9 NVI, onde o profeta diz: "Em toda a terra, declara Senhor, dois terços serão abatidos e perecerão; ainda um terço será deixado nele. Isto a terceira porei no fogo; Eu os refinarei como prata e os testarei como ouro. Elas invocarão o meu nome e eu os responderei; Eu direi: 'Eles são o meu povo', e eles dirá: 'O Senhor é o nosso Deus'." O Senhor diz: em toda a terra. 'Terra' em hebraico é: 'Haéretz'. Mas a mesma palavra é usada em Zacarias 14:9 NVI também, e ali está traduzido: "O Senhor será Rei sobre toda a terra". Deveria ter sido traduzido da mesma forma em Zacarias 13:8: "Em toda a terra serão abatidos dois terços…"
Então o significado se torna o seguinte: NÃO serão dois terços dos judeus que voltaram para a terra de Israel que será destruída. Como se o Senhor em um futuro próximo a nação de Israel no Oriente Médio se transformará em um grande "Auschwitz". Esta destruição de dois terços do povo judeu já aconteceu no passado, nos últimos 2000 anos. E, de fato, dois terços da raça judaica foram perseguidos e destruídos todos em todo o mundo ao longo da história. Se somarmos os números da perseguição e matança de judeus durante os séculos, dois terços do povo judeu foram realmente exterminados, tanto na terra de Israel como no mundo inteiro. Vou 'colocá-los no fogo' não significa sua destruição, mas sua purificação, seu refinamento. Esse "refinamento" dos judeus que finalmente estão vivos, o remanescente dos judeus que retorna à "sua própria terra" Israel, será levado a 'invocar o Seu Nome' e Ele responder-lhes: "Eles são Meus servos." Eles responderão: "O Senhor é nosso Deus" 1. Então, a tradução correta de 'Haéretz' - a terra (de Israel) ou toda a terra - em ambos os casos deve ser: "em toda a terra/mundo".
O terço que sobreviveu será refinado depois, não destruído, diz Zacarias.
Compare 1 Pedro 4:12-17, onde a mesma coisa é dita sobre a Igreja: "Caro amigos, não se surpreenda com a provação de fogo que veio sobre você para testá-lo, como se algo estranho estivesse acontecendo com você. ... Pois é tempo de julgamento para começar com a casa de Deus; e se começa conosco, qual será o resultado para aqueles que não obedecer ao evangelho de Deus?" Assim, um 'processo de purificação' levará Israel a "… invocar o meu nome e eu lhes responderei…" diz Zacarias verso 9. Então finalmente haverá uma restauração bom relacionamento entre o Senhor e Seu filho primogênito, Israel. Haverá uma grande tribulação? Sim! Mas destruição? Não! Haverá um processo de refinamento e purificação como a prata e o ouro é refinado e provado no fogo!
Qual é a extensão das pragas das 'duas testemunhas'? O grego usa a palavra "gè", e que significa terra, solo, parte da terra (ou seja, terra), território, reino. Porque o que eles trazem sobre é tão sério para o mundo inteiro, que a 'Besta' declara guerra a eles. Contudo horríveis os julgamentos são que as 'duas testemunhas' desencadeiam sob os olhos dos tiranos satânicos, sua presença é, no entanto, um ato de "graça". Porque dá oportunidade para os incorrigíveis 'moradores da terra' para mudar seus caminhos. Somente quando o testemunho e a missão dessas duas testemunhas foi completada, a 'Besta' recebe o poder de conquistar e matá-los — não antes. Aparentemente, os corações ficaram tão endurecidos sob o selo e juízos da trombeta, que a humanidade não percebe que estes são o resultado da ira de Deus e do Cordeiro 2. Ódio contra tudo o que tem a ver com Deus e Seu reino encheu completamente os corações e as mentes daquelas pessoas na terra. Você às vezes ve isso ainda hoje nas pessoas ao seu redor. Eles são completamente cegos e surdos pelo que você tenta dizer a eles. Eles seguem seus próprios desejos e instintos, seu desejo por dinheiro e prazer em um comportamento tão insensível e sem escrúpulos como se não tivessem consciência em tudo. Mas nunca se esqueça: a graça de Deus é, no entanto, capaz de romper na vida dessas pessoas: há muitos testemunhos impressionantes disso! Triste de dizer: isso então, no estágio final do fim dos tempos, não será mais o caso. Haverá aparentemente grande alegria em todo o mundo quando essas 'duas testemunhas' finalmente morrerem. João vai ver muito mais da 'Besta' mais tarde, quando mais sobre essa figura do fim dos tempos será revelada 3. Mas há uma lição do que acontecerá com as "duas testemunhas" no futuro para a Igreja de Jesus Cristo hoje. A Igreja deve aprender já hoje a testemunhar profeticamente e a manifestar o profético 'manto de Elias'. E então não se surpreenda quando ela começar a sentir as consequências que isso terá para a Igreja. A recompensa no céu será grande!

NOTAS

A palavra 'testemunho' é 'marturia' – que está relacionada com a nossa palavra 'mártir' – em grego. Testemunhar pode ter consequências - sofrimento. No seu, ambiente pessoal e direto - de uma forma até inesperada.
A perseguição pode vir de pessoas que você acha que conhece e a quem você confia. Mas se isso acontecer, você está em boa companhia. Como cristãos em todos os séculos do passado, hoje e amanhã, estão experimentando o mesmo teste.

1 Zacarias 13:9
2 Apocalipse 6:16–17
3 Apocalipse 13


Semana 24 Dia 167 Apocalipse 11:8 - 'Os seus cadáveres ficarão expostos na rua principal da grande cidade, que figuradamente é chamada Sodoma e Egito, onde também foi crucificado o seu Senhor.'

As 'duas testemunhas' que são mortas são testemunhas, em Jerusalém, em Israel, pois esse é o nome da grande Cidade, onde seu Senhor, o Senhor Jesus Cristo, foi crucificado. Os dois profetas podem ser judeus fiéis que confessam o Messias como Ele é seu Senhor. E seus corpos agora jazem ali, onde seu Senhor Jesus foi crucificado, em Jerusalém. Isto Cidade de Deus tornou-se um poço de injustiça como Sodoma devido à influência dessas 'Bestas' Anticristãs e anti-semitas. A mensagem mundial de julgamento e o arrependimento dessas "duas testemunhas" também diz respeito aos habitantes de "Jerusalém". A cidade tornou-se como o "Egito", um símbolo de opressão e escravidão do pecado. Isto é a Cidade onde falam e testemunham. Este é o lugar onde eles vão morrer, assim como seu Senhor morreu, e como Zacarias, que chegou a ser apedrejado no Pátio do Templo 1. No fim dos tempos os verdadeiros profetas serão mortos e assassinados.
Mas antes que isso aconteça vamos esperar e orar e esperar fielmente um testemunho poderoso no "espírito de Elias" pela verdadeira Igreja de Cristo – a Igreja do fim dos tempos. Elias significa: 'O Senhor é Deus'. O 'espírito e o poder' de Elias ainda estão disponíveis para trabalhar na vanguarda, as 'tropas de assalto' da verdadeira Igreja de Cristo, lutando nas linhas de frente das batalhas espirituais, ou como um "movimento de resistência" espiritual, subterrâneo. Este fiel 'remanescente' no cristianismo, a verdadeira Igreja, deve ser preparada e batalha, como Elias foi.
Enquanto escrevo isso, o telefone toca. É um rabino judeu, um bom amigo nosso. Ele expressa sua preocupação com o que está acontecendo em Israel neste momento, mas termina por dizer: "Os tempos difíceis não são os piores, no entanto, os tempos mais fáceis são muitas vezes não os melhores!'
Tempos e circunstâncias difíceis oferecem a oportunidade de crescer espiritualmente. Elias era carente de tudo e teve que aprender a depender de Deus para tudo, mesmo para a comida dele. Os corvos o alimentaram no riacho Cherith 2. Ele deve ter se perguntado se esses pássaros voltariam no dia seguinte. Depois disso o riacho, sua fonte de água, secou para cima e ele estava no meio do deserto! Assim, como ele foi levado a se tornar um dos maiores e mais poderosos profetas judeus em Israel a serviço do Deus Altíssimo, ele teve que aprender essas lições pessoais. Ele teve que aprender a ser dependente enquanto ficava com um viúva indigente em Sarepta 3 (que significa 'lugar de refinamento') no meio daqueles que praticavam a religião de Baal e o paganismo, entre os pagãos fora de Israel.
É assim que os "Elias-Cristãos" passam a existir. Eles têm que aprender a beber do bem que é Cristo, como sua rocha no deserto 4. Eles têm que aprender a viver como estrangeiros e peregrinos 5 neste mundo, para que possam testemunhar no meio de Baal o Cristianismo - uma pequena ponta de lança profética, uma vanguarda que foi testada pela primeira vez no fogo refinador do Senhor até que tenha aprendido a dependência completa, treinado em corpo, alma e espírito. E segundo, eles precisam estar vestidos com o 'manto de pêlo de camelo do profeta' 6, para falar como João Batista: "Arrependei-vos, porque vem o Reino dos Céus. O machado já está a raiz das árvores" 7. O machado será usado em breve e as árvores cairão. Para todo sempre. Um provérbio holandês diz: assim como é a condição da árvore quando ela cai no chão, é assim que o árvore será para sempre! Não há mais possibilidade de crescer ou mudar. Para nós ainda há tempo para aprender as lições que temos que aprender…!

NOTAS

Deixar corpos no chão sem sepultamento foi a maior vergonha possível nos tempos antigos 8.
'Sodoma' já era um símbolo de corrupção no Antigo Testamento. Judá é chamada espiritual Sodoma (ver Deuteronômio 32:32, Isaías 1:9, Ezequiel 16:46, 49, 55 e Jeremias 23:14).
'Egito' não é usado como um nome simbólico para Israel ou Jerusalém no Antigo Testamento.

1 2 Crônicas 24:21; Mateus 23:35; Lucas 11:51; Hebreus 11:3
2 1 Reis 17:5–6
3 1 Reis 17:7–16
4 1 Coríntios 10:4; Números 20:11
5 Atos 13:17; Hebreus 11:13; Efésios 2:19; 1 Pedro 2:11
6 2 Reis 1:8; Mateus 3:4; Marcos 1:6; Isaías 20:2; Zacarias 13:4
7 Mateus 3:10; Lucas 3:9
8 1 Reis 21:24; Jeremias 8:1–2, 14–16


Semana 24 Dia 168 Apocalipse 11:9 - 'Durante três dias e meio, homens de todos povos, tribos, línguas e nações contemplarão os seus cadáveres e não permitirão que sejam sepultados.'

Começaremos pelo final. Queimar cadáveres, cremação, vai totalmente contra a Bíblia. Os cadáveres de pessoas são colocados em túmulos ou enterrados no chão. O Senhor Jesus Ele mesmo nos deixou o exemplo do que devemos fazer com um corpo morto. Ele foi enrolado em linho de sepultura, segundo o costume judaico, com óleos e resinas, ervas aromáticas e especiarias 1. No seu caso, Ele foi colocado em um túmulo esculpido na rocha, para qualquer um que já visitou Jerusalém sabe que o solo ou areia macio e fértil, como o conhecemos em nossos países, é quase completamente ausente por lá. As montanhas e colinas de Jerusalém consistem em rochas.
Judeus, cristãos e também muçulmanos enterram seus mortos com carinho. Nas áreas rochosas de cavernas, escavadas nas rochas ou em outros lugares como buracos e covas cavadas no solo. Paulo diz que o corpo é semeado na terra 2, onde repousa até o 'Dia da Ressurreição'. O corpo decai, perece, mas seu poder e capacidade germinativa continuam a existir, assim como uma semente que é semeada. Corpos que foram queimados, ou que se afogaram no mar, e corpos que pereceram não ressuscitam dos mortos? Claro que sim 3. Todos os mortos serão ressuscitados para imortalidade, com novos corpos, que terão, no entanto, a individualidade de cada um, mas sem as deformações causadas pelo pecado. Morte e decadência e deformações foram a "recompensa" para o pecado. "Ao pó voltarás", Gênesis 3:19 e Romanos 5:12-21, 8:18-23. Mas um dia nós terá purificado, eterno, glorioso, fantástico, nossos próprios corpos individuais no grande 'Dia da Ressurreição'! Não haverá mais consequências e efeitos visíveis do pecado. Haverá não haja deficiências nem manchas hereditárias, pois seremos excepcionalmente gloriosos! Você e seu corpo será exatamente como Deus viu você em Sua mente desde antes da própria Criação, sem mancha ou defeito. Exclusivamente você. E, no entanto, esses corpos renovados se parecerão com nossos corpos atuais como 'duas gotas de agua'. Qualquer um tira uma foto de uma semente que foi semeada e a compara com os grãos de milho na espiga colhido na nova safra, observará que eles se parecem duas gotas de água. O grão de milho original, é claro, pereceu no solo. Há nada restou dele, exceto seu 'DNA', por assim dizer. Seu núcleo, sua capacidade de começar a crescer, tornando-se visível na nova colheita.
Corpos novos, glorificados, purificados, limpos e eternos! Que futuro glorioso! Então vamos seguir o exemplo de Jesus e enterrar nossos mortos, semeá-los na terra, com nossos olhos em a ressurreição. Mas deitado insepulto? Ou queimar esses corpos em cinzas? Uma desgraça! Para judeus foi uma aflição adicional que nos campos de concentração da Alemanha nazista eles não só foram brutalmente torturados, assassinados e mortos em câmaras de gás com gás Zyklon-B, mas que seus cadáveres também foram queimados em cinzas, fumaça e vapor nos crematórios para desaparecer pelas chaminés fumegantes. Em Israel, judeus ortodoxos costumam ser vistos em pequenas scooters ou ciclomotores ou outros veículos motorizados, aparecendo imediatamente após a explosão de uma bomba suicida em ônibus ou restaurantes ou na rua. Não só para tentar salvar vidas, mas também recolher as partes do corpo para dar-lhes um enterro adequado com os olhos na ressurreição do corpo. Eles não apenas recolhem os restos mortais das vítimas, mas também do terrorista para dar ele ou ela também o enterro necessário.
Os profetas castigam Moabe por terem queimado os ossos dos reis inimigos ao giz 4. Essa não é a intenção de Deus. Estamos eternamente na mente e no coração de Deus, incluindo aqueles que foram abortadas antes de terem a chance de viver. Mesmo de antes da Criação do mundo, cada pessoa tem estado em Seus pensamentos. Enquanto Sua mente estava moldando o Universo com inteligência incrível, criando nosso contínuo espaço-tempo de quatro dimensões, Ele tinha cada ser humano em Seu coração, mente e pensamentos.
Quanto mais a descrição das "duas testemunhas" chegar até você, mais forte crescerá em vocês a impressão de que tudo isso acontece em Jerusalém e Israel.
O mundo inteiro é testemunha disso, o mesmo mundo ao qual João deve dirigir seu testemunho 5. Os corpos permanecem insepultos por três dias e meio, simbólico dos três e meio ano de Grande Tribulação 6. Eles poderão ser vistos em todo o mundo, talvez via satélite, televisão ou outros meios modernos de comunicação de massa. Hoje pelas estradas eletrônicas somos capazes de ver o que está acontecendo 'ao vivo', mesmo do outro lado do mundo. "Servos de Deus? Não me faça rir", muitos vão zombar. "Invulnerável? Ah! Olha, eles estão deitados lá! Eles eram apenas pessoas comuns como todo mundo." De fato, mas eles têm o Deus eterno e o Senhor da vida e da morte, Jesus Cristo, ao seu lado.

NOTAS

Quem abre a boca se arrisca. Mas ficar calado significa que você silenciosamente concorda.
Abster-se de votar nas Nações Unidas significa que você silenciosamente concorda, mas por razões políticas você não quer dizê-lo, pois teme as consequências para a nação e a reputação se você ousar dizer "não"!
De quem é a opinião mais importante para você — a do povo ou a do Senhor? O Senhor Deus estará lá para sempre. Não sejamos literalmente "cães mudos"! 7 Êxodo 23:1-3 diz: "Você não deve dar um relatório falso; não junte sua mão com um perverso homem para ser uma testemunha maliciosa. Você não deve seguir as massas em fazer o mal, nem testemunharás em uma disputa para te desviares de uma multidão, a fim de perverter a justiça; nem serás parcial com um homem pobre em sua disputa." Aquilo vai para cada um de nós pessoalmente, e também para nossos países quando eles têm que votar nas Nações Unidas a favor ou contra todas essas resoluções, ou abster-se de votar.
Houve muitas resoluções unilaterais na ONU, que sempre colocam o culpar Israel e o povo judeu pelo que está acontecendo de errado no meio Oriente e o mundo. Mas o Senhor está nos observando atentamente. Ele vai segurar cada nação responsável por como eles trataram o povo judeu e Israel como mostrado no seu voto na ONU.

1 João 19:38–42
2 1 Coríntios 15:35–49
3 Apocalipse 20:13; João 5:28–29
4 Amós 2:1
5 Apocalipse 10:11
6 Apocalipse 11:2–3, 13:5, 12:6, 14
7 Isaías 56:10

Continua Apocalipse 11:10